Make your own free website on Tripod.com
Home
Aulas e Apresentações
Estilos de Dança
Agenda
Fotos e Videos
Irani Cippiciani
Contatos

iranicippiciani.jpg

IRANI CIPPICIANI é atriz e bailarina, Mestre em Artes da Cena pelo IA/UNICAMP, tendo pesquisado as possibilidades de aplicação do Abhinaya (técnica tradicional indiana) na formação do ator-bailarino ocidental. É Graduada em Educação Artística com Habilitação e Artes Cênicas pela ECA/USP. Há 21 anos trabalha junto ao Grupo Caldeirão onde atua como atriz, arte-educadora, preparadora corporal e produtora, ajudando a administrar o Espaço Cultural Caldeirão. Há 16 anos é bailarina de dança indiana no estilo Bharatanatyam, há 10 anos dedica-se também ao Kuchipudi e Mohiniyattam. Em 2006 passou a praticar a dança folclórica indiana conhecida como Devarattam, inspirada no movimento dos pássaros.
Em 2005 esteve na Índia, aperfeiçoando seus estudos junto à Guru Srimathi Kalamandalam Sumathi na Natyalaya School of Classical Dances, com sede em Perumbavoor (Kerala, Sul da Índia).
Em 2005/06, recebeu bolsa de estudos da UNESCO Aschberg Bursary Programme for Artists, para aperfeiçoar seus estudos de dança e teatro, junto à companhia indiana Koothu P Pattarai e as Gurus Kalanidhi Narayanan e Priyadarsini Govind, renomados expoentes de Bharathanatyam.
Em 2007, com o Grupo Caldeirão, participou do evento Intercâmbio Cultural Brasil Índia, na cidade de Chennai, estado de Tamil Nadu, realizando diversas apresentações, oficinas, debates e palestras. O Grupo Caldeirão recebeu apoio do Ministério da Cultura Brasileiro para a realização deste evento, através do programa de concessão de passagens aéreas.
Ainda em 2007 criou, em parceria com o Espaço Cultural Caldeirão, o Núcleo Prema, voltado para difusão e intercâmbio entre as culturas brasileira e indiana, oferecendo uma série de atividades como: aulas, oficinas, demonstrações, palestras e apresentações.
Em 2008, participou do espetáculo de dança contemporânea Laughing Soil, da coreógrafa japonesa Miyako Kato, que excursionou pelo Brasil, com apoio da Fundação Japão e do governo Brasileiro e ganhou prêmio de melhor atriz e melhor coreografia pelo trabalho realizado no espetáculo Contos e Cantos da Índia, no III Festival de Teatro do Campo Limpo.
Em 2009/10 e 2011/12 esteve na Índia aperfeiçoando seus estudos de dança e teatro junto à Triveni School of Classical Dances e Koothu-p-pattarai. Em 2013, retornou à Índia e a Triveni School of Classical Dances para a produção do espetáculo Orè Yèyè O, Oxum Tarangam, com apoio do SEFIC/MINC.
Em 2011/12/13 atuou como Artista Orientadora de Dança do Programa Vocacional da SMC no CEU Butantã.
Atualmente, dá aulas de dança clássica indiana no Núcleo Prema e organiza a vinda da Mestra Maya Vinayan para o Brasil, no mês de maio, para uma série de workshops e apresentações.
flor.jpg
A flor se encontra na disposição do espírito. A semente deve ser o ofício. (Zeami)
dancers1.jpg