Make your own free website on Tripod.com
Home
Aulas e Apresentações
Estilos de Dança
Agenda
Fotos e Videos
Irani Cippiciani
Contatos

                Estilos de Dança              

  UM POUCO MAIS SOBRE CADA ESTILO

gif-irani.gif

 

 

 

BHARATHANATYAM é um dos oito estilos de dança indiana considerados clássicos em toda a Índia. É originário do estado de Tamil Nadu, no sul da Índia, e existe há mais de 3.000 mil anos. Este estilo é caracterizado por movimentos ágeis e vigorosos, construídos sobre uma tala (padrão rítmico executado pelos pés) muito complexa e precisa. Assim como em todos os estilos clássicos, o Bharathanatyam também mescla elementos de dança abstrata e expressiva (hastas: gestos de mão e Abhinayas: expressões faciais), criando uma combinação perfeita entre dança, teatro, poesia e música.

 

 

 

 

gif-mohini.gif

MOHINIYATTAM é originária do estado de Kerala, mas não há como determinar a data de sua origem, pois são encontradas muitas referências dessa forma de dança esculpidas nas paredes dos Templos. É dito que o Mohiniyattam é a única forma de dança que preservou fielmente sua origem, pois nunca foi dançada por homens. O Mohiniyattam usa os mesmos Hastas e expressões faciais do Kathakali, outro estilo de dança clássica de Kerala e, assim como o Bharathanatyam é composto de dança expressiva e abstrata. É chamada de “a dança do encantamento” pois dentre todas as danças clássicas indianas é a que mais usa o “lasya” que é o elemento “graciosidade”. Seus movimentos lembram as ondas do mar arábico e o movimento dos coqueiros de Kerala conferindo extrema graciosidade, fluidez e delicadeza à dança.

 

 

gif.gif

 

KUCHIPUDI tem a origem de seu nome na Vila de Kuchelapuram no estado de Andra Pradesh, no sul da Índia, às margens do rio Krishna. Sua origem remonta ao séc. 7 a.C., mas foi com o advento do movimento Bhakti (movimento devocional), aproximadamente no séc. 15 d.C., sob o comando de Siddhendra Yogi, que o estilo teve seu período de ouro. O Kuchipudi é uma técnica que utiliza um trabalho rítmico de pés muito rápido e bastante elaborado. Assim como o Mohiniyattam e o Bharathanatyam, é também composto de danças puras e expressivas. Os movimentos delicados e sinuosos do estilo se contrapõem a tala rápida e complexa, revelando a graça, a beleza e a força da bailarina.

 

 

 

 

 

devarattam.jpg

DEVARATTAM é uma dança folclórica tradicional de  Tamil Nadu, no sul da Índia. Conhecida como “a dança dos deuses” tem um significado social e ritualístico especial para a comunidade de Kambala Naikar, no Distrito de Madurai, onde surgiu e ainda é praticada. Existe uma antiga lenda que explica o surgimento do Devarattam: É dito que Nandi, o touro de Shiva tornou-se muito arrogante por causa de sua perícia com os tambores. Ele julgava que ninguém podia tocar como ele. Então, o deus Shiva vendo o quanto Nandi estava se tornando presunçoso,  criou o Deva Thunthubi, principal instrumento do Devarattam, também conhecido como Urumi. Houve uma competição entre os dois para ver quem tocava melhor e somente quando Shiva tocou este instrumento é que os dançarinos celestiais começaram dançar. Assim Nandi recebeu sua lição e o Devarattam surgiu.

flor.jpg
A flor se encontra na disposição do espírito. A semente deve ser o ofício. (Zeami)
dancers1.jpg